O expressionismo alemão foi um estilo cinematográfico que surgiu nos anos 1920, sendo caracterizado pelas distorções em seus cenários e personagens, através da maquiagem e da fotografia.
Alcançou seu auge com o suspense O gabinete do Dr. Caligari / Das Cabinet des Dr. Caligari (1920), do cineasta alemão Robert Wiene. O filme se inicia com dois homens conversando em um ambiente obscuro, parecendo uma floresta. Um deles, o mais velho, fala que perdeu a família e o lar onde morava.
O outro, que se chama Francis, diz que tem uma história pior. A partir daí, começa a narração do homem em forma de flashback. O lugar se chama Hostenwall e vemos um velho, Dr. Caligari, ir à administração, pedir autorização para apresentar seu show na feira da vila, com Cesare, a quem afirma estar dormindo por 23 anos. O homem que atende Dr. Caligari é rude com este e pede para outro funcionário atendê-lo.
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No dia do show, Francis e seu amigo Alan comparecem à apresentação do Dr. Caligari. Alan pergunta a Cesare quando será a sua morte. Este responde que Alan irá viver apenas até a manhã seguinte. Na manhã seguinte, uma vizinha conta a Francis que seu amigo morreu e com isso, passa a investigar os assassinatos.
Quando Cesare tenta matar a paixão platônica de Francis, Jane, este descobre que o Dr. Caligari mantém Cesare sob estado de hipnose, fazendo-o cometer os assassinatos. Após a descoberta, Dr. Caligari é internado em um hospital psiquiátrico até a morte.
Volta à cena inicial com Francis terminando de contar a história. Os dois saem andando e chegam até ao pátio do hospital psiquiátrico que foi mostrado. Pode-se ver Cesare e Jane como internos do sanatório e logo depois, aparece o Dr. Caligari, que na verdade, é o diretor da instituição. Francis surta ao vê-lo e os enfermeiros o colocam em sua cela, mostrando quem realmente está doente e que toda aquela situação foi fruto de desordem mental.
Pode-se perceber claramente na trama, as características do expressionismo alemão, como os cenários da vila e do sanatório distorcidos, como se fossem cenários de sonhos ruins. Há personagens caricatos, como o Dr. Caligari e Cesare. A maquiagem, principalmente na região dos olhos, também ajuda a enfatizar as expressões faciais das personagens em momentos de tensão. E a trilha sonora contribui ainda mais para tornar a atmosfera do filme mais densa e assustadora.
Confesso que deveria ter visto esse O gabinete do Dr. Caligari há mais tempo, mas não sou muito fã de filmes de terror. Fico apavorada em diversas cenas, mas com este filme foi diferente. Com o desenrolar da trama, eu estava intrigada com o que poderia acontecer se Cesare iria cometer mais assassinatos a mando de Dr. Caligari ou denunciá-lo pelo que fez.
Um filme tão belo e tão importante como esse deveria ser visto e revisto diversas vezes, não só pela história em si, mas pela maneira como ela foi contada, não é um filme com características do expressionismo alemão É o expressionismo alemão com suas sombras aterrorizantes e suas colinas pontudas. Wiene definitivamente brilhou na direção, não obteve a mesma fama que Murnau, mas deixou sua marca.
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